Tríade Terrível do Cotovelo: do diagnóstico ao tratamento eficaz – por Jerry Boni

Olá!

Já falamos por diversas vezes sobre lesões no cotovelo e formas de tratamento, e hoje o tema é sobre uma soma de problemas, mas que para eles existe solução. Estou falando da Tríade Terrível.

Trata-se de lesões que envolvem a luxação do cotovelo associada a fratura da cabeça do rádio e fratura do processo coronoide.

Trocando em miúdos, estamos falando de uma combinação de fraturas somadas à lesões ligamentares nesta articulação. Esse problema é conhecido por ser de difícil tratamento, mas novas técnicas estão mudando essa história.

Como ela ocorre:

A Tríade Terrível do Cotovelo ocorre quando a pessoa cai de certa altura com a mão apoiada. Nesse caso, o peso do corpo se sustenta sobre o cotovelo, ao mesmo tempo em o que força em angulação e torção. A lesão pode ocorrer de diversas formas, e é comum, também, durante a prática de esportes como ciclismo, futebol e skate.

Historicamente, essa lesão apresenta dificuldades em sua abordagem e resultados insatisfatórios por causa da instabilidade, artrose e/ou rigidez do cotovelo. Isso ocorria, principalmente, por causa da falta de conhecimento sobre os fatores anatômicos de estabilização do cotovelo e de técnicas cirúrgicas apropriadas.

Importância do diagnóstico correto e o tratamento

Mas, o avanço da medicina já propicia o tratamento adequado e eficiente para a Tríade Terrível, mas para isso, o diagnóstico tem que ser correto. Por isso, quando a pessoa observa ou sente dores, inchaços e hematomas, é bom procurar um especialista para fazer o diagnóstico correto e o devido tratamento.

A escolha do tratamento depende de critérios específicos, mas a maioria dos casos é tratada com cirurgia. Contudo, há também a opção de tratamento conservador (não cirúrgico), o que vai depender de cada caso. 

Por isso, o ideal é sempre procurar um especialista. Mas, reforçando, a Tríade Terrível tem solução!

Dr. Jerry Boni – RQE: 5907 / CRM: 8753 

Médico Ortopedista e Traumatologista com treinamentos no Brasil e no Exterior, na área clínica e artroscópica Cirurgica do Ombro e cotovelo.

Contato: (83) 999411630

Atendimentos:
Clinor – unidades do Centro, Bancários e Praia

Site: www.meuortopedista.com.br