Ombro pesado e com dores constantes? Entenda os fatores agravantes! – por Jerry Boni

A dor no ombro pode eventualmente ser bem localizada, mas em geral é uma dor difusa, em que o paciente tem dificuldade em apontar exatamente o ponto doloroso. Além disso, a mesma lesão ou inflamação pode causar dor em diferentes locais ou pontos do ombro. Está cada vez mais frequente nos consultórios a queixa de pacientes com “ombro pesado” e com dor.

A causa mais comum de dor no ombro é a tendinite e a bursite, que pode estar relacionada a movimentos repetitivos no trabalho ou na academia, por exemplo, além de poder acontecer de forma abrupta, por um movimento mais brusco com o braço. Um dos fatores que agravam o quadro do paciente é não possuir o devido cuidado com a postura na hora de realizar atividades, e, até dormir em qualquer posição, sem se preocupar em deixar a coluna ereta.

É importante que o paciente procure auxílio médico com um especialista, de preferência um ortopedista, para a realização de um exame físico de qualidade e, se preciso, de exames complementares para confirmação de diagnóstico. Ademais, o paciente pode ser encaminhado para sessões de fisioterapia, aplicar compressas geladas no local da inflamação e usar pomadas anti-inflamatórias para alívio da dor.

Fonte de estudo📚: https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/tendinites-e-bursites/

Dr. Jerry Adriano Boni – CRM/PB 8753 – RQE 5907 – SBOT 14257 – Ortopedia e Traumatologia