O que pode ser dor no ombro? Entenda as causas e o tratamento – por Dr. Jerry Boni

Olá, sejam bem-vindos!

Podem me chamar de Jerry Boni!

Começamos hoje um importante canal para você. Neste espaço, vamos compartilhar temas importantes para sua saúde, todas as quintas-feiras. Para começar eu quero falar sobre dores nos ombros.

A dor no ombro pode surgir em qualquer idade, mas normalmente é mais comum em jovens atletas que utilizam a articulação em excesso, como jogadores de tênis ou ginastas, por exemplo, e em idosos, devido ao desgaste natural da articulação.

Normalmente, este tipo de dor é provocada por uma inflamação temporária das estruturas do ombro e, por isso, pode ser aliviada com a aplicação de gelo no local, desaparecendo 3 a 5 dias depois do seu início. Você sabia que, em alguns casos, essa dor pode ser muito intensa, piorar ao longo do tempo ou não aliviar, sendo recomendado consultar um ortopedista especialista em ombro para identificar se existe algum problema grave e iniciar o tratamento adequado?

E como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da dor no ombro deve ser feito pelo ortopedista especialista em ombro de preferência, que durante a consulta avalia todas as estruturas associadas ao ombro e as características da dor, como a intensidade, localização, se é estimulada por algum movimento específico e a sua frequência, por exemplo. É também visto pelo especialista se há alguma limitação de movimento, como por exemplo dificuldade em esticar o braço ou levantá-lo acima da cabeça.

Além disso, o médico deve ser informado pelo paciente sobre os hábitos de vida e o momento em que a dor começou, já que a dor pode estar relacionada com movimentos repetitivos, postura incorreta ou inchaço ou inflamação da articulação devido a um movimento brusco, por exemplo.

Para auxiliar o diagnóstico, o médico pode recomendar a realização de exames de imagem, como raio-x, ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, que ajudam a identificar a causa e a extensão da lesão. O ortopedista também pode indicar a realização da artroscopia, que é uma técnica diagnóstica e de tratamento em que a articulação é visualizada e corrigida por meio de pequenos orifícios na pele.

Saiba o que é, como é feita a artroscopia de ombro no próximo post.

Pois é. Pouca gente dá atenção a dor ombro, mas é a segunda maior causa de queixa em consultório do ortopedista. Sabe porque? Você irá descobrir nos próximos posts.

Dr. Jerry Boni (Ortopedista) – CRM: 8753

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.