O impacto da alimentação saudável para o não gatilho da inflamação sistêmica – Jerry Boni

Olá!

A dica de hoje é sobre nutrição!

A nutrição tem o papel de extrema importância para a manutenção e recuperação da saúde, o suporte nutricional adequado pode atuar diretamente na diminuição de processos inflamatórios, índices de mortalidade e prevenção de doenças crônicas e agudas.

Considerando todas as alterações bioquímicas, fisiológicas e imunológicas que a inflamação pode gerar, a alimentação saudável e direcionada para cada indivíduo poderá ter uma redução de sintomas, melhora sistêmica e maior qualidade de vida.

A dieta anti-inflamatória tem um aporte maior de nutrientes funcionais e antioxidantes, trazendo uma melhor resposta e prevenção no processo inflamatório. A redução de alimentos industrializados, ultraprocessados e processados, aumento da ingestão de hortaliças, legumes, frutas e alimentos fontes de fibras são os primeiros passos para garantir a diminuição da inflamação e melhor resposta imune.

Vitaminas A, E e C são potencias antioxidantes e possuem ações na redução da perioxidação lipídica, fibromioalgia, resistência insulínica e entre outras doenças causadores de processos inflamatórios. Investir em alimentos fontes é de suma importância. É possível obter essas vitaminas através dos seguintes alimentos:

VITAMINA A: Abóbora, açafrão, batata doce, brócolis, cenoura, couve, damasceno seco, espinafre, fígado, mamão, manga, melão, ovo, pimentão amarelo ou vermelho e pêssego.

VITAMINA C: Abacaxi, acerola, agrião, brócolis, caju, couve, espinafre, goiaba, kiwi, laranja, limão, manga, melão, morango, pimentão, repolho, tomate e umbu.

VITAMINA E: Abacate, amêndoas, avelãs, castanhas, cereais integrais, gema de ovo, gérmen de trigo, leite, nozes, óleos vegetais e vegetais folhosos.  

Débora Oliveira – Nutricionista clínica e esportiva da Clínica Vitale terapias integradas

Dr. Jerry Boni – RQE: 5907 / CRM: 8753 

Médico Ortopedista e Traumatologista com treinamentos no Brasil e no Exterior, na área clínica e artroscópica Cirurgica do Ombro e cotovelo.

Contato: (83) 999411630

Atendimentos:
Clinor – unidades do Centro, Bancários e Praia

Site: www.meuortopedista.com.br