Médico especialista explica vantagens da cirurgia artroscópica no ombro e no cotovelo

Dando continuidade ao tópico anterior, vamos falar, hoje, sobre uma técnica que pouca gente conhece: cirurgia artroscópica do ombro e do cotovelo. Certas patologias como capsulite adesiva, luxação no ombro, síndrome do impacto, lesão dos tendões e ligamentos e muitas outras podem ser resolvidas facilmente com este método.

A cirurgia artroscópica do ombro e cotovelo não é só terapêutica, e sim diagnóstica, pois estamos falando de uma óptica que enxerga dentro do ombro cerca de 40 ou até mais vezes.

Trata-se de um procedimento que consegue ainda atingir várias regiões e lesões concomitantemente, coisa que não seria possível na cirurgia aberta pelo mesmo corte. Por essa razão, também é uma cirurgia mais completa e que tem potencial de tratar mais lesões ao mesmo tempo.

Devido à magnificação da óptica, neste procedimento, pequenas lesões podem tornar-se mais visíveis. O único entrave a artroscopia seria o treinamento do cirurgião ou a habilidade do manejo artroscópico. É preciso ter um bom manejo na artroscopia do ombro. Não podemos nos aventurar, e sim ter certeza do que estamos  fazendo.

Com os atuais avanços, já é possível realizar quase todos os procedimentos conhecidos, que contam mais de 20 em cirurgia do ombro e aproximadamente 10 em cirurgia do cotovelo. Procedimentos complexos como a descompressão do nervo supraescapular e até mesmo a cirurgia de Bristow e Latarjet hoje são factíveis por artroscopia.

Mesmo reintervenções podem ser feitas por artroscopia. É um método cirúrgico que pode ser usado em quase todas as circunstâncias.

Dr. Jerry Boni – RQE: 5907 / CRM: 8753

Médico Ortopedista e Traumatologista com treinamentos no Brasil e no Exterior, na área clínica e artroscópica Cirurgica do Ombro e cotovelo.

Contato: (83) 999411630

Atendimentos:
Clinor – unidades do Centro, Bancários e Praia

Site: www.meuortopedista.com.br

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.