Luxação aguda de cotovelo: causas e tratamento – dr Jerry Boni

Olá!

Hoje trago dicas sobre um problema recorrente: a luxação do cotovelo.

Trata-se de uma lesão bastante comum em dois públicos: em crianças (que ocorre em caso de queda com os braços esticados ou quando a criança fica suspensa por apenas por um braço) e em atletas (durante treinas ou em competição). 

Em relação a isso, o ato de colocar o cotovelo novamente em sua posição anatômica deve ser realizado por um profissional de saúde porque pode haver rompimento de ligamentos ou alterações nervosas ou vasculares.

Os passos que o profissional de saúde poderá realizar para a redução da luxação no cotovelo podem ser: 

  1. Pegar no braço da criança com a palma da mão virada para baixo,
  2. Segurar o braço e o antebraço ao mesmo tempo e puxá-los ligeiramente em direções opostas, para criar espaço na articulação, 
  3. Posicionar a mão da criança virada para cima e ao mesmo tempo dobrar o cotovelo.

O cotovelo estará devidamente posicionado quando se ouve um pequeno estalo, sendo possível movimentar o braço normalmente.

Importante: em todo caso, quando não se tem certeza sobre o tipo de lesão, o mais seguro é levar a vítima imediatamente ao pronto-socorro, porque é necessária a realização da palpação das extremidades dos ossos do braço e cotovelo, além de testes que avaliam os ligamentos, o teste que avalia a função neurológica e um exame de raio-x, que pode evidenciar o ângulo e a gravidade da luxação. 

Dependendo do resultado dos exames, uma cirurgia poderá ser indicada!

Por outro lado, nos casos mais simples, quando é possível realizar os passos acima, a recuperação é rápida e o local pode ficar apenas um pouco dolorido. Para alívio deste incômodo pode-se colocar uma compressa de gel congelado ou bolsa de gelo.  Em alguns casos, uma fisioterapia pode ser indicada, também.

*com tua saúde

Dr. Jerry Boni – RQE: 5907 / CRM: 8753 

Médico Ortopedista e Traumatologista com treinamentos no Brasil e no Exterior, na área clínica e artroscópica Cirurgica do Ombro e cotovelo.

Contato: (83) 999411630

Atendimentos:
Clinor – unidades do Centro, Bancários e Praia

Site: www.meuortopedista.com.br