João Pessoa tem menor taxa de homicídios no Nordeste, aponta Ipea

A Capital paraibana apresentou a menor taxa de mortes violentas no Nordeste durante os últimos anos, segundo o ‘Atlas da Violência 2018 – Políticas Públicas e Retratos dos Municípios Brasileiros’, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

O estudo, com dados referentes a 2016, aponta João Pessoa na frente das demais capitais dos estados nordestinos apresentando a menor da taxa de mortes violentas, com uma média de 44,9 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Leia Também:   DIGITAL INFLUENCERS: Quem são os paraibanos que influenciam você pelo Instagram?

Com a menor taxa de mortes violentas do Nordeste, a capital paraibana ocupa o 14º lugar no país. Em seguida vem Teresina (15º) com taxa de 46,8; Recife (17º) com 53,1; Fortaleza (18º) com 55,0; Maceió (19º) com 55,6; São Luís (22º) com 59,5; Salvador (23º) com 61,7; Natal (25º) com 70,6 e Aracajú (26º) com 76,5.

No estudo o Ipea afirma que inúmeras experiências internacionais e nacionais mostraram que é possível diminuir a taxa de homicídio num curto espaço de tempo. E trata a Paraíba como um “case de sucesso”.

“Por outro lado, esses cases de sucesso – como os de Nova York, Medellín, Ciudad Juárez, Pernambuco (do Pacto pela Vida), Espírito Santo (do Estado Presente) e Paraíba pela Paz, entre outros – nos mostraram que não precisamos reinventar a roda para enxergar a luz no final do túnel”, diz.

Fonte: Parlamento PB