João Pessoa é o segundo destino mais querido por viajantes acima dos 55 anos no Brasil

Após mais de um ano de isolamento social e restrições que adiaram os planos de viagem de muitas pessoas, muitos viajantes estão sonhando com a próxima oportunidade para dar aquela escapada e curtir com segurança . Um estudo recente revelou que 58% dos viajantes globais, acima dos 55 anos, percebeu o quanto é importante viajar ao notar que não poderiam fazer isso quando e o quanto quisessem.

Pensando nisso, a Booking.com analisou as diversas recomendações de usuários na plataforma e revelou os principais destinos brasileiros visitados e amados por viajantes com mais de 55 anos. Afinal, nunca é tarde para explorar, ampliar os horizontes e mergulhar em novas paisagens e culturas, experimentar uma iguaria ou aprender uma nova habilidade.

Gramado, Rio Grande do Sul

Esta simpática cidade na Serra Gaúcha, com traços típicos europeus, é o destino doméstico mais recomendado pelos viajantes. Seu charme fica ainda mais acentuado durante o inverno, estação perfeita para experimentar uma deliciosa fondue de queijo ou um chocolate quente artesanal. Algumas das principais atrações de Gramado são o Natal Luz, evento que acontece nos últimos meses do ano, com desfiles natalinos e apresentações, a Rua Coberta e o centrinho turístico. Os cafés coloniais também são uma ótima pedida, com suas dezenas de pratos salgados e doces.

João Pessoa, Paraíba

Carinhosamente apelidada de Jampa, a capital da Paraíba é um destino nordestino repleto de praias urbanas paradisíacas, como as populares Tambaú, Cabo Branco e Manaíra. É uma cidade com excelente infraestrutura turística, opções de hospedagem de diferentes categorias, restaurantes e bares, além de quiosques, feirinhas de artesanato e shoppings. João Pessoa é uma das mais antigas capitais brasileiras – fundada em 1585 – e vale a pena conhecer seu centro histórico, com monumentos barrocos e igrejas centenárias. Dois passeios bem conhecidos são a visita à Ilha de Areia Vermelha, que só pode ser feita quando a maré está baixa, e o tour nas Piscinas Naturais do Picãozinho, para conferir de perto peixes e recifes de corais.

Foz do Iguaçu, Paraná

Casa das imperdíveis Cataratas do Iguaçu, o destino é muito recomendado por viajantes acima de 55 anos. As famosas quedas d’água, localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, são um Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO e uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. É possível admirá-las de vários ângulos, todos impressionantes, e o parque possui trilhas que podem ser feitas por pessoas de qualquer idade. Outra atração conhecida em Foz do Iguaçu é o Parque das Aves, que abriga mais de 1.300 aves, de 130 espécies, em 16 hectares de Mata Atlântica e se engaja em vários programas de conservação.

Balneário Camboriú, Santa Catarina

As praias do sul do Brasil também são muito apreciadas pelos viajantes, como a turística Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Passeando pela Praia Central já é possível ter uma boa visão da cidade, já que ali ficam as principais avenidas repletas de arranha-céus, centros comerciais, hotéis e restaurantes. Os bondinhos do Parque Unipraias são uma atração bastante popular, levando os turistas para dois mirantes com vistas panorâmicas da cidade e da Praia de Laranjeiras. A atração mais recente de Balneário é a Big Wheel, uma roda gigante que possui 65 metros de diâmetro e proporciona belas vistas da orla.

Tiradentes, Minas Gerais

Esta encantadora cidade histórica é a queridinha de muitos viajantes e pode ser conhecida em um roteiro de carro pelo Caminho Velho da Estrada Real. Suas construções centenárias e bem preservadas são a principal atração do destino, passando pelo Largo das Forras, Chafariz de São José e pela igreja Matriz de Santo Antônio, cartão-postal da cidade. É um lugar perfeito para experimentar verdadeiras iguarias mineiras, comprar artesanatos, conferir galerias de arte e, até mesmo, fazer um passeio de Maria Fumaça até São João del-Rei.