Ibama detém suspeito de vender pássaros

Um homem foi detido na manhã desta terça-feira (5) em João Pessoa pelo comércio ilegal de animais. O suspeito tinha autorização para ter os animais, mas não podia vendê-los. Oito pássaros foram encontrados em sua residência. A apreensão foi feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

De acordo com o chefe da Divisão Técnica do Ibama, Geandro Guerreiro, o dono dos animais foi identificado nas redes sociais, quando oferecia os pássaros para venda. Ao Portal MaisPB, Geandro explicou que autorização do suspeito é amadora, que não inclui atividade comercial.

Apesar de oferecer os animais nas redes sociais, nenhum animal chegou a ser vendido. O homem chegou a receber dinheiro por um pássaro, mas não fez a entrega. Foram encontrados animais da espécie curió, cardeal, dois ‘trinca-ferro’ e ainda um da espécie ‘bicudo’.

O suspeito foi encaminhado para a delegacia, onde deve prestar esclarecimentos e ser liberado em seguida. No entanto, a autorização de possuir animais será suspensa.

A Operação Teia aconteceu na Paraíba, em outros 13 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em algumas regiões a Polícia Federal atuou em conjunto, mas só nos casos de tráfico internacional de animais.

MaisPB