CIRURGIA DO COTOVELO: a importância da fisioterapia – por Jerry Boni e Vinícius Cordeiro

Olá!

Hoje vamos falar de um assunto de suma importância: a necessidade da fisioterapia após cirurgia do cotovelo.

Após uma da cirurgia do cotovelo, é de extrema importância a realização da fisioterapia pós-operatória, pois é nessa fase inicial que conseguimos evitar consequências indesejadas como limitações do movimento articular, aderências cicatriciais, fraqueza muscular e dores na região.

Normalmente, os protocolos de reabilitação pós-operatória descrevem o exercício específico ou progressão de atividade. Porém, além da passagem de tempo de cirurgia, existem muitas outras variáveis ​​importantes que precisam ser consideradas para o avanço adequado da  reabilitação, como por exemplo, a idade, o nível de atividade, a duração dos sintomas, a extensão e localização da lesão, a quantidade de estruturas envolvidas, entre outros.

O contato com o cirurgião é de extrema importância para discutir as patologias associadas, a técnica cirúrgica, e outros fatores.

Inicialmente, é realizada a terapia no controle da dor, inflamação e edema associado a mobilizações passivas irá promover a amplitude do movimento. Em seguida ocorre uma transição para exercícios ativos e com leve resistência, tudo de forma gradativa e acordo com a especificidade de cada situação. Com o passar do tempo vamos aumentando o nível do movimento e da exposição, assim, ganhando confiança evoluindo a carga e intensidade dos exercícios.

A ultima fase se baseia em focar nas atividades diárias do paciente, na realização funcional e se o paciente for atleta competitivo, exigirá a restauração de força máxima e potência para o esporte específico, bem como a resistência necessária para participar de atividades de alto nível.

O bom acompanhamento com profissionais qualificados além de acelerar a recuperação de forma segura na clínica, também irá promover orientações e exercícios específicos domiciliares, com objetivo de acelerar os ganhos obtidos no consultório.

Dr. Vinícius Cordeiro – Fisioterapeuta Osteopata da clínica INFISIO.

Dr. Jerry Boni – RQE: 5907 / CRM: 8753 

Médico Ortopedista e Traumatologista com treinamentos no Brasil e no Exterior, na área clínica e artroscópica Cirurgica do Ombro e cotovelo.

Contato: (83) 999411630

Atendimentos:
Clinor – unidades do Centro, Bancários e Praia

Site: www.meuortopedista.com.br