A 100 dias do início da festa, São João de Campina Grande tem quase 30 atrações confirmadas

Quem gosta de festa junina já pode começar a contagem regressiva para começar a arrastar o pé. Desta quarta-feira (26) a 100 dias, começa o São João 2020 de Campina Grande. A programação já conta com quase 30 atrações confirmadas e shows que prometem animar o público no Parque do Povo.

A programação preliminar do São João 2020 de Campina Grande foi divulgada em novembro de 2019. A 37ª edição da festa acontecerá entre os dias 5 de junho e 5 de julho. Atrações como os sertanejos Luan Santana, Henrique e Juliano, Matheus e Kauan e Simone e Simaria foram confirmados para o evento.

Representantes do forró também marcarão presença na festa. Os artistas Xand Avião, Jonas Esticado, Flávio José, Luan Estilizado e a banda Calcinha Preta são atrações confirmadas. A abertura do evento vai ficar por conta de Santanna, O Cantador.

Já a véspera de São João, dia 23 de junho, o show fica por conta da cantora Elba Ramalho. As datas das outras atrações ainda serão confirmadas pela organização do Maior São João do Mundo no próximo dia 6 de março.

Também estão confirmados os artistas Biliu de Campina, Bonde do Brasil, Cavaleiros do Forró, Cavalo de Pau, Eliane, Felipe Araújo, Flávio José, Henry Freitas, Kátia Cilene, Pedrinho Pegação, Sâmya Maia, Ton Oliveira, Waldonys, Walkyria Santos e o grupo 3 do Nordeste.

Como nem só de shows vivem os forrozeiros, o G1 fez um levantamento de como estão os preparativos para os festejos juninos da cidade e com as novidades que esperam pelo público neste ano.

Homenagem a Gabriel Diniz

O palco principal da edição 2020 do São de Campina Grande, localizado na arena de shows do Parque do Povo, vai homenagear o cantor Gabriel Diniz, que morreu após a queda de um avião, no dia 27 de maio, em Sergipe.

No Quartel General do Forró, como o local é popularmente conhecido, também será construído um memorial que reproduzirá a casa de GD, como Gabriel era carinhosamente chamado.

No local, o público poderá assistir vídeos do cantor e observar peças de roupas e instrumentos musicais que foram do artista. Os visitantes também poderão soltar a voz em um karaokê, montado na “GD House”.

Comerciantes

A 100 dias do início do São João 2020 de Campina Grande, o comerciante Luiz Pereira de Lima Filho, de 60 anos, deposita a esperança em uma experiência de sucesso para o pequeno comércio que possui. Em 2018, ele viu todos os instrumentos de trabalho serem destruídos durante um incêndio que aconteceu no Parque do Povo.

Luiz contou que superou a tristeza causada pelo acidente e que já está se preparando para trabalhar na 37ª Edição do Maior São João do Mundo.

“Não adianta chorar pelo leite derramado. É levantar a cabeça e bola pra frente”, reforçou.

Assim como a esperança renovada, ele idealiza tudo com muito cuidado para os clientes. Para este ano, já comprou louça, talheres, bancos, mesas e até um fogão novo para atender a quem passar pelo estabelecimento dele.

A Associação dos Comerciantes do Maior São João do Mundo, que completa seis anos de existência neste ano, enxerga 2020 com otimismo e expectativa para muitas vendas. O representante do órgão, Lucinei Cavalcanti, revelou quais serão as ações para a 37ª edição do São João de Campina Grande.

A associação pretende realizar um Concurso de Decoração Junina para incentivar os comerciantes a embelezarem os espaços que ocupam na festa.

Os comerciantes participarão de treinamentos sobre atendimento e segurança em eventos para a categoria o público em geral. Eles também serão orientados sobre a prevenção de incêndios no local.

Também será realizada uma campanha para arrecadação de alimentos e outros itens para famílias carentes da cidade, chamada “São João Solidário”.

Novidades

Uma das novidades anunciadas para a festa, neste ano, é o projeto “San Jon”, que tem uma programação voltada para as famílias. No Parque do Povo, haverá uma arena destinada para a diversão de crianças. Ainda não foi definido se o serviço será gratuito.

Já em uma casa de festas da cidade, o projeto será ampliado por meio de shows de artistas locais, que darão vida ao “São Jon Raiz”.

Estrutura da festa

A estrutura com palcos, barracas, restaurantes, camarotes, cenografia e toda a decoração do Parque do Povo deve começar a ser montada na primeira semana do mês de março, logo após a realização de eventos religiosos que acontecem na cidade durante o “Carnaval da Paz”.

Conforme a secretária de desenvolvimento econômico do município, Rosália Lucas, informou que a organização do evento está na fase de planejamento e captação de recursos.

Quadrilhas juninas

As quadrilhas juninas de Campina Grande também já começaram a se preparar para o São João 2020. A maioria já começou os ensaios para acertar os passos no período junino.

Conforme a Associação das Quadrilhas Juninas de Campina Grande (Asquaju-CG), pelo menos metade dos grupos já divulgou as temáticas que pretende trabalhar neste ano.

Ainda de acordo com a Asquaju, todas as quadrilhas juninas da cidade receberam um apoio financeiro de R$ 2 mil. Os recursos são fruto de projetos para captação de capital desenvolvidos pela instituição.

Segurança

O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Campina Grande, tenente-coronel Rogério Damasceno, que é responsável pelo policiamento da festa, informou que o esquema de segurança para o evento está em fase de planejamento.

De acordo com ele, os detalhes do projeto ainda não podem ser divulgados porque estão em fase de ajustes. Mas as atividades serão desenvolvidas de forma semelhante ao ano de 2019.

O policiamento dentro do Parque do Povo será feito por equipes posicionadas em pontos estratégicos do local. No entanto, o comandante não confirmou se processo de revista deve continuar sendo feito com o auxílio de câmeras de reconhecimento facial, implantado no ano passado.

 

Fonte: G1 PB

Créditos Foto: Emanuel Tadeu/Divulgação