Tendinite patelar: descubra o que é – por Jerry Boni

Olá, amigos!

Estou de volta e hoje venho falar sobre um tema interessante: a tendinite patelar.

Também conhecida como joelho do saltador, é uma inflamação no tendão responsável pela ligação entre a patela (rótula) e a tíbia. Normalmente, tal condição acontece em atletas expostos a atividades de alto impacto que demandem a extensão súbita do joelho – trekking, corrida de rua e de montanha, basquete – ocasionando pequenos traumas na região do tendão patelar, geralmente na região da porção inferior da patela, que resultam em processos inflamatórios e, posteriormente, degenerativos e fibróticos.

❕Como sintoma inicial, pode ser referido uma dor após a realização das atividades esportivas, que desaparece ao repouso. Ao desenvolver do acometimento, o desconforto continua a iniciar no exercício e obtém um platô durante, porém, volta a aparecer ao repouso. Em último estágio, pode ser desenvolvido um comprometimento total na extensão do joelho e até ruptura do tendão patelar.

❗O diagnóstico pode ser feito ambulatorialmente a partir do exame físico com dor à palpação da porção inferior da patela ou durante a movimentação de extensão forçada do joelho. Em alguns casos, é possível se observar uma massa nodular ou um inchaço na região tendinosa. Para melhor confirmação, pode ser solicitada uma radiografia ou uma ressonância magnética, que apesar de mais cara, é o exame padrão-ouro nesse acometimento.

✅O tratamento deve ser iniciado a partir do afastamento das atividades físicas de alto impacto aliado a utilização de anti-inflamatórios e fisioterapia com foco no alongamento muscular locorregional e fortalecimento do quadríceps, para uma maior sustentação do tendão patelar. Nos casos mais graves, em que existe degeneração total do tendão, deve ser optado pelo tratamento cirúrgico.

👩⚕️Dr. Jerry Adriano Boni – CRM/PB 8753 – RQE 5907 – SBOT 14257 – Ortopedia e Traumatologia

#DrJerryBoni #Saude #Ortopedista #Ortopedia #Traumatologista #Ombro #Cotovelo #Ossos #ligamentos #articulações #TratamentoOrtopédico #CirurgiaOrtopédica #Paraiba #JoãoPessoa

Dr. Jerry Boni – RQE: 5907 / CRM: 8753 

Médico Ortopedista e Traumatologista com treinamentos no Brasil e no Exterior, na área clínica e artroscópica Cirurgica do Ombro e cotovelo.

Contato: (83) 999411630

Atendimentos:
Clinor – unidades do Centro, Bancários e Praia

Site: www.meuortopedista.com.br