Subescapular: entenda a função e a anatomia desse músculo – Jerry Boni

Olá, internautas!

Hoje vou continuar falando sobre estruturas importantes do nosso corpo, com funções essenciais para nossa sobreviência.

A seguir, uma reflexão sobre o músculo subescapular.

Músculo subescapular 

Essa estrutura faz parte do manguito rotador e, por essa razão, proporciona estabilidade à articulação do ombro (glenoumeral), próxima ao supraespinal, infraespinal e músculos redondos menores.

Enquanto o supraespinal, o infraespinal e os músculos redondos menores mantêm a articulação glenoumeral no topo e nas costas, o subescapular o faz na parte anterior.

A participação do músculo subescapular na estabilização do ombro limita-se a gerar uma tensão excêntrica, que regula o movimento translacional anterior (deslizamento). Esta função é possível graças aos pontos estratégicos de origem e inserção.

Outras funções do músculo subescapular, além de estabilizar a articulação glenoumeral, é auxiliar na rotação interna do ombro. Além disso, dependendo da posição da articulação, ela participa do movimento de abdução, flexão, extensão e depressão.

O músculo subescapular se origina na parte anterior da escápula ou ombro, especificamente na fossa que leva o mesmo nome “subescapular” e se estende até a cabeça do úmero, inserindo-se em maior proporção no tubérculo menor, enquanto uma pequena porção no tubérculo principal.

*com maestrovirtuale*

Para entender mais dessa estrutura, assista ao vídeo a seguir:

Dr. Jerry Boni – RQE: 5907 / CRM: 8753 

Médico Ortopedista e Traumatologista com treinamentos no Brasil e no Exterior, na área clínica e artroscópica Cirurgica do Ombro e cotovelo.

Contato: (83) 999411630

Atendimentos:
Clinor – unidades do Centro, Bancários e Praia

Site: www.meuortopedista.com.br

.