Prefeitura de João Pessoa disponibiliza telefone para agendar consulta em programa de reabilitação pós-Covid

O Programa Municipal de Reabilitação Integral Pós-Covid, elaborado pela Secretaria de Saúde de João Pessoa, através do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) e Policlínica do Idoso, é voltado para reabilitação dos diversos tipos de sequelas decorrentes da infecção por Covid-19. A partir desta segunda-feira (30), o hospital está disponibilizando um número de telefone para agendar a primeira consulta de triagem.

O Programa de Reabilitação Integral Pós-Covid surgiu a partir da necessidade da demanda dos pacientes que tiveram alta das complicações da doença no HMSI e Prontovida. A estrutura de atendimento tem a parceria de cooperação com o Unipê – Centro Universitário de João Pessoa.

“O Programa de Reabilitação Pós-Covid foi pensado para o atendimento ao paciente de forma integral nas suas diversas necessidades, sejam físicas, sociais, psicológicas e nas demandas que esse indivíduo especificamente tem que o impedem de retornar a sua vida normal após a cura da Covid-19”, destacou Adriana Lobão, diretora geral do Hospital Municipal Santa Isabel.

Ainda de acordo com a direção do HMSI, o projeto é uma iniciativa importante porque promove o acolhimento e uma melhor readaptação do paciente que passou pela internação prolongada da Covid ou não tão prolongada, mas que decorreu dela alguma sequela. Entre as sequelas, estão as neurológicas, motoras, pulmonares e dos pacientes traqueostomizados, com procedimento cirúrgico realizado para criar uma comunicação da luz traqueal com o exterior, com o objetivo de melhorar o fluxo respiratório, que necessariamente vão necessitar de reabilitação que possibilite a volta da fala/voz e a deglutição após o uso da traqueostomia.

Especialidades – O Programa Municipal de Reabilitação Integral Pós-Covid é composto inicialmente por nove especialidades de Atenção à Saúde: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Pneumologia, Cardiologia, Psicologia, Psiquiatria, Serviço Social e Nutrição. Essa equipe multidisciplinar inicia o tratamento a partir de uma triagem, onde será identificada a sequela e a necessidade individualizada de cada paciente que for selecionado para receber a assistência.

Sequelas – As sequelas são tipicamente duradouras e estão associadas a um risco maior de rehospitalizações e de mortalidade nos primeiros anos após a alta hospitalar. Ocorrem também os riscos de sequelas cognitivas, de saúde mental, que tem grande impacto em qualidade de vida, dificultando e prolongando, inclusive, o retorno ao trabalho ou estudos.

Agendamentos – O Hospital Municipal Santa Isabel disponibiliza, a partir desta segunda-feira (30), o número (83) 3218-6704 para os agendamentos da primeira consulta de triagem, que irá identificar a necessidade de cada usuário e encaminhará para as diversas especialidades disponíveis no projeto. O número funcionará das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.