PATOLOGIAS DESCONHECIDAS: conheça a síndrome do osso fantasma – por Jerry Boni

Olá!

A partir de hoje vou trazer uma série de textos sobre doenças curiosas do ombro, e de condição rara, mas que vale a pena conhecer.

Para começar, vou falar sobre a chamada ‘doença do osso fantasma’. Ela só foi diagnosticada pouco mais de 60 vezes em todo o mundo e em 2018 foi a responsável por deixar uma mulher de 44 anos  sem dois dos seus ossos.

De acordo com o portal britânico Daily Mail , a ‘síndrome do osso  fantasma’  foi descoberta após a mulher, moradora da Escócia, começar a sentir dores no ombro e procurar um especialista. Seus exames revelaram uma lesão no osso úmero, localizado na região do braço, o que levantou suspeitas de um câncer e fez com que a paciente fosse submetida a mais uma bateria de procedimentos médicos.

Ocorre que esses exames não apontaram sinais de câncer e a mulher continuou a sentir as dores. Ela passou 18 meses realizando exames de raios-x periódicos e, como dois de seus ossos começaram a “desaparecer” nos exames, seus médicos passaram a suspeitar da Síndrome de Gorham-Stout.

A raríssima ‘doença do osso fantasma’

A condição, extremamente rara, não chegou a ter 100 casos diagnosticados em todo o mundo e ainda é um mistério para os especialistas. De acordo com o time de médicos liderado por Jarrad Stevens, que reportou o caso da escocesa na revista científica BMJ Case Reports, nem mesmo a causa da doença  foi descoberta.

A única pista encontrada pelos médicos é uma condição comum a quase todos os pacientes da ‘doença do osso fantasma’ : o crescimento anormal de vasos sanguíneos na região onde o problema acontece – o que pode, eventualmente, fazer com que os ossos quebrem.

Para conhecer um pouco mais dessa condição, assista ao vídeo abaixo!

Dr. Jerry Boni – RQE: 5907 / CRM: 8753 

Médico Ortopedista e Traumatologista com treinamentos no Brasil e no Exterior, na área clínica e artroscópica Cirurgica do Ombro e cotovelo.

Contato: (83) 999411630

Atendimentos:
Clinor – unidades do Centro, Bancários e Praia

Site: www.meuortopedista.com.br