Paraíba: Campanha de vacinação contra poliomielite começa segunda-feira

A campanha de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite começa na próxima segunda-feira (05) e vai até o dia 30 de outubro, em toda a Paraíba. O objetivo é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no Brasil, além de atualizar a situação vacinal dos cidadãos e aumentar as coberturas vacinais.

Este ano também acontecerá o Dia D da campanha, previsto para acontecer dia 17 de outubro, mas devido a pandemia do novo coronavírus a estratégia será diferente, sem a mobilização que acontece anualmente. No dia, todos os 1.523 postos do estado estarão realizando vacinação, para contemplar aqueles pais que não têm tempo de levar suas crianças durante a semana.

O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são crianças menores de cinco anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de um a quatro anos. Já para a multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente, para diminuir o risco de doenças imunopreveníveis e reduzir as taxas de cartão vacinal incompleto.

A orientação da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES) para os municípios é de realização da multivacinação por agendamento dos agentes comunitários de saúde de cada área, evitando aglomerações. A SES também orienta que sejam feitas parcerias com escolas, ginásios e associações, para evitar a grande circulação de pessoas nos postos de saúde.

A meta da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite é vacinar 95% do grupo alvo de forma indiscriminada. Já para a multivacinação, o objetivo é atualizar o esquema vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos, de acordo com as recomendações.

 

Fonte: G1 PB

Créditos Foto: Divulgação/SMS