Novo lote com mais de 110 mil doses de vacina contra a Covid-19 chega à Paraíba nesta sexta (16)

Cerca de 110.250 novas doses de vacinas contra Covid-19 chegarão à Paraíba, na madrugada desta sexta-feira (16). A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado (SES). O avião deve pousar às 1h45 no Aeroporto Internacional Castro Pinto, na Grande João Pessoa, com 66.250 doses da vacina Oxford/Astrazêneca e 44 mil do Butantan/CoronaVac.

É o 13º lote de vacina que chega ao estado. Como das outras vezes, caberá à SES fazer a distribuição proporcional das doses a cada um dos 223 municípios paraibanos. A data e o horário de envio para as gerências regionais de saúde ainda não foi definido.

O governador João Azevêdo (Cidadania) declarou em suas redes sociais que conversou com o ministro da saúde Marcelo Queiroga e que a nova remessa chegaria até o próximo sábado (17), mas houve antecipação da entrega pelo Ministério da Saúde.

Segundo a Secretaria de Saúde, o custo de logística para o estado, em cada chegada de lote, é de aproximadamente R$ 25 mil, independente do quantitativo de doses. Hoje, os gastos já somam quase R$ 300 mil, somente com o transporte para as cidades de todo o estado.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 40,2 mil pessoas, na Paraíba, precisam tomar a segunda dose de vacina contra a Covid-19. Conforme tabela divulgada pelo governo, 40.194 paraibanos devem receber a segunda dose da Coronavac e 72, a da Astrazeneca, somando um total de 40.266 pessoas.

 

A orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é que, mesmo as pessoas que perderam o prazo estabelecido no cartão de vacinação para o reforço da vacina Covid-19, devem procurar uma unidade de saúde para a segunda dose, caso a cidade esteja vacinando.

Fonte: G1