Lula está de ‘alma lavada’ com decisão do STF, diz Gleisi em rádio de João Pessoa

A presidente da executiva nacional do PT, Gleisi Hoffmann disse em entrevista à rádio Arapuan FM, que o ex-presidente Lula está de ‘alma lavada’ com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que confirmou na sessão dessa quinta-feira (15), que os quatro processos criminais da Operação Lava Jato que tramitaram contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na 13ª Vara Federal de Curitiba terão que ser refeitos.

Para a presidente, se faz justiça para o ex-presidente, neste momento quando se resgata os direitos políticos dele para continuar a luta. “Estamos muito felizes e sinceramente eu acho que o Lula está de alma lavada”, completou Gleisi Hoffmann.

No julgamento, duas condenações contra Lula, nos casos Triplex do Guarujá e Sítio de Atibaia, estão anuladas. Lula poderá concorrer na eleição de outubro de 2022, a não ser que sofra novas condenações em segunda instância antes do pleito, até porque o STF ainda vai se pronunciar sobre se os processos serão refeitos na Justiça Federal do Distrito Federal ou na de São Paulo.

Apesar de retirar as condenações, o STF não observou o mérito das condenações. A decisão ocorreu porque a maioria dos ministros entendeu que as acusações atribuídas a Lula não deveriam ser julgadas em Curitiba, mas em outro estado. Os crimes apontados não teriam ligação somente com a Petrobrás, e sim com “a extensa gama de órgãos públicos em que era possível o alcance dos objetivos políticos e financeiros espúrios”, como disse o ministro Edson Fachin.

com Arapuan FM