João Pessoa supera média nacional e já tem 16% da população vacinada com duas doses contra a Covid-19

A campanha de imunização contra a Covid-19 da Prefeitura de João Pessoa já atingiu 16,07% da população com as duas doses, número que supera a média nacional, que é de 12,41%. Os dados desta quinta-feira (1º) são do Painel Covid-19, do Portal da Transparência, que se referente ao total da população que completou o ciclo vacinal das duas doses, com os imunizantes CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer (total de 126.248 segundas doses aplicadas) e também com a dose única da Janssen (5.086).

A vacina mais aplicada, dentro do esquema de duas doses, foi a CoronaVac, do Instituto Butantan, com 90.952 pessoas imunizadas. Já a vacina da AstraZeneca, da Fiocruz, foi responsável pela imunização de 35.289 pessoas, enquanto a Pfizer, da Biontech, completou o ciclo em sete pessoas. O chefe da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fernando Virgolino, no entanto, lembra que muitas pessoas ainda não completaram o ciclo vacinal, mesmo estando dentro do intervalo entre as doses.

“A imunização completa se dá apenas após a aplicação da segunda dose, para aqueles imunizantes que têm essa indicação. Hoje, temos uma grande quantidade de pessoas que ainda não tomaram a segunda dose, que podem procurar algum dos nossos postos de vacinação para completar o ciclo e garantir a eficácia do imunizante”, garantiu.

Imunização de 40+

A Prefeitura de João Pessoa começou a imunizar nesta quinta-feira, com a primeira dose, as pessoas a partir de 40 anos de idade sem comorbidades em 12 postos de imunização. São 10 ginásios (10h às 16h) e dois do tipo drive-thru (10h às 17h).

Gestantes e puérperas (com até 45 dias do parto) também estão sendo atendidas. A campanha vacina, também, com a segunda dose, quem completou o período dos imunizantes Astrazeneca (90 dias) e Coronavac (28 dias).