João Pessoa segue vacinação com foco na 2ª dose, e prefeito garante que há estoque

Em entrevista coletiva concedida no fim da manhã desta segunda-feira (26), o prefeito Cícero Lucena afirmou que nesta terça-feira (27) a vacinação na capital segue com foco na aplicação da segunda dose da Coronavac para quem tomou a primeira dose até 31 de março, como também para quem recebeu a primeira dose da AstraZeneca, cujo prazo entre as aplicações é de 90 dias. O total de 15 mil pessoas que se encaixam nos grupos devem tomar as doses.

O prefeito também garante que há estoque de Coronavac e Astrazeneca para a aplicação da segunda dose para os próximos dias. No último sábado (24), João Pessoa e Campina Grande receberam 89,9% das vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), em um lote extra.

Conforme divulgado, a quantidade recebida foi praticamente a mesma utilizada por elas para antecipação da campanha de vacinação, com o remanejamento das segundas doses para aplicação como primeiras. João Pessoa antecipou 56.776 doses e recebeu 56.770 no nove lote. Já Campina Grande antecipou 10.780 doses e recebeu o mesmo quantitativo na novo lote.

Segundo Cícero Lucena, a capital já registra cerca de 220 mil vacinados até agora com a primeira e segunda dose. Ainda segundo o gestor, 91% dos vacinados agendaram o atendimento via site ou app.

 

Sobre a educação, o gestor afirmou que caso os números continuem caindo, vão ser escalonados as vacinações para professores e os retornos das aulas presenciais. Ele explicou que o retorno deverá ser iniciado pelo ensino médio e, por último, o ensino superior.

Nesta segunda-feira (26), a vacinação na capital é direcionada às comunidades tradicionais e quilombolas, como também ao atendimento das pessoas acamadas que já receberam a primeira dose da vacina na capital. As equipes farão as visitas domiciliares para concluir o esquema vacinal desse público especial.

Fonte: G1