João Azevêdo lança ‘Jucep Digital’ e garante celeridade e segurança em serviços voltados para empresas

O governador João Azevêdo lançou, nesta segunda-feira (10), o projeto ‘Jucep Digital’, que viabiliza toda a tramitação dos processos de abertura, alteração e extinção de empresas pela internet. A iniciativa está inserida em mais uma ação do Governo Digital, que já disponibiliza mais de 100 serviços on-line à população paraibana. Além de garantir maior acessibilidade aos serviços prestados pela Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep), o ‘Jucep Digital’ também assegura rapidez, comodidade, segurança jurídica e atendimento 24 horas em todos os dias da semana e pode ser acessado por meio do endereço eletrônico www.redesim.pb.gov.br .

Com o projeto, a documentação para registro poderá ser assinada através de certificado digital, permitindo a desburocratização e segurança dos processos. Além disso, o ‘Jucep Digital’ também irá gerar redução de custos relativos à compra de materiais, impressão e armazenamento de documentos, se configurando como uma ação sustentável e benéfica para o meio ambiente.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou a simbologia da ação do governo que amplia a oferta de serviços digitais oferecidos à população. “Desde 2019 implantamos o Governo Digital, reestruturamos a Codata e até o final deste ano todas as secretarias e órgãos do estado trabalharão com o PBDoc, garantindo agilidade, economia e modernização. Nós somos o primeiro lugar no Brasil em oferta de serviços digitais em termos de governo e de ensino à distância, o terceiro no ranking de gestão fiscal e contábil e vamos ter até o final do ano 100% dos municípios com cobertura 4G. Esses são avanços que permitem ao estado oferecer as condições de receber empresas, de atrair Centros de Distribuição e o Jucep Digital tem uma importância muito grande para a gestão, para a sociedade e para os empresários”, frisou. 

O presidente da Jucep, Simão Almeida, ressaltou os esforços da equipe de governo para disponibilizar todos os serviços de forma on-line à sociedade. “Hoje é um dia histórico para a centenária Jucep. Fizemos um ensaio desse projeto durante a pandemia e agora adotamos o sistema em definitivo, fruto de desenvolvimento científico e tecnológico, gerando desburocratização e um avanço muito grande e vamos nos integrar com diversos órgãos como a Sudema, Corpo de Bombeiros, Agevisa e Secretaria da Fazenda”, disse. 

O presidente da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB), Marconi Medeiros, parabenizou o governo pela iniciativa de modernizar os serviços e facilitar a vida da sociedade e dos empreendedores. “Eu tenho certeza de que esse é um grande passo e pode contar com o nosso apoio. A Jucep registra há mais de 100 anos o nascimento de empresas e esse sistema viabiliza e agiliza o registro de novos empreendimentos, demonstrando que estamos prontos para utilizarmos novas ferramentas e avançarmos com tecnologia de ponta”, comentou.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Bruno Sitônio, também enalteceu a iniciativa do Governo do Estado. “Essa modernização melhora o ambiente de negócio, gerando desenvolvimento econômico e expectativas para os profissionais contábeis e somos parceiros da Jucep para orientação às empresas”, falou.

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) no Litoral e secretário de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa, José William, comemorou a implantação do Jucep Digital. “Nós vamos estimular negócios e fazer com que o cotidiano do empresário seja facilitado. O estado procura ser mais moderno e proativo, interagindo melhor com seus cidadãos e estamos à disposição para dar celeridade aos processos e facilitar a vida de todos”, declarou. 

“Nós parabenizamos a iniciativa do Governo do Estado, que dá um salto de qualidade. Essa ação é importante para todos nós e vamos divulgar e contribuir com esse processo”, comentou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), Nivaldo Vilar.

 

Fonte: paraiba.pb