Faculdade Cidade Viva realiza I Seminário Vocacional no 2º semestre

A Faculdade Internacional Cidade Viva (FICV) realiza durante as quatro sextas-feiras do mês de setembro o I Seminário Vocacional, no segundo semestre. Intitulado de “A Igreja é o Israel de Deus? Um panorama das relações judaico-cristãs”, o seminário vai abordar questões bíblicas e históricas como, por exemplo: “Seria o retorno dos judeus à terra que foi prometida a Abraão o cumprimento de profecias bíblicas? Os cristãos deveriam apoiar o Sionismo? E quanto aos palestinos? Israel é um Estado apartheid? A Igreja é o Israel de Deus? É possível crer nisso e não dar margem ao antissemitismo?”

O seminário, que começa nesta sexta-feira, dia 3 de setembro, às 19h, será abordado ao longo de quatro sextas-feiras no mês de setembro (3, 10, 17; 24 de setembro), via plataforma on-line Zoom. As inscrições do seminário podem ser feitas ainda por meio do link https://www.abre-ai.link/JMFME

O seminário será 100% online, via plataforma zoom, e o ministrante será o professor Igor Sabino com carga horária de 20 horas.

A relação entre Israel e a Igreja é uma das questões mais complexas da teologia cristã. Do ponto de vista teológico, esse é um tema bastante relevante do nosso tempo, uma vez que está diretamente relacionado a importantes doutrinas, como a eclesiologia e a escatologia. No aspecto político e social, porém, a questão é ainda mais sensível, sobretudo após o Holocausto e a criação do atual Estado de Israel, em 1948. O objetivo do Seminário “A Igreja é o Israel de Deus? Um panorama das relações judaico-cristãs” é esclarecer que, embora os ensinos cristãos tenham sido deturpados ao longo da História para perseguir os judeus ou, mais recentemente, para apoiar de maneira acrítica o Estado de Israel, é possível manter-se fiel ao ensino das Escrituras sem cometer nenhum dos dois equívocos.

Educar cristãos sobre os judeus – “Infelizmente, o ódio aos judeus tem voltado a crescer no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Parte disso se dá devido a compreensões erradas sobre o que a teologia cristã tem a dizer sobre Israel. Nesse sentido, o objetivo do curso é educar os cristãos sobre a nossa história para com os judeus e como ela nem sempre foi positiva. A expectativa é mostrar que as Escrituras cristãs são claras quanto ao fato de que Deus não rejeitou Israel. Uma compreensão correta sobre essa temática pode nos levar a nos posicionarmos de maneira sábia e compassiva sobre várias questões importantes da atualidade, como a defesa da liberdade religiosa e os conflitos no Oriente Médio”, aponta o professor ministrante Igor Sabino sobre as expectativas do seminário.

Quem é Igor Sabino – O professor, pesquisador e ministrante do Seminário Vocacional da FICV, Igor Sabino, é, atualmente, doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É mestre e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e presidente do “Chapter do Philos Project”, no Brasil. É autor do livro “Por Amor aos Patriarcas: reflexões brasileiras sobre antissemitismo e sionismo cristãos”, que foi lançado este ano pela Editora 371.

Cursos da FICV – Aberta em janeiro de 2018, a Faculdade Internacional Cidade Viva (FICV) oferece o curso de Bacharelado em Teologia tanto na modalidade presencial, como em EAD (Educação a Distância). A FICV foi o primeiro curso 100% presencial com autorização do MEC na Paraíba, enquanto a modalidade EAD teve nota máxima do MEC (Ministério da Educação) em sua aprovação. A Faculdade também oferece um novo formato de aprendizagem, com disciplinas oferecidas às sextas-feiras, chamadas de ‘Seminários Vocacionais’ como sendo optativas para os alunos do bacharelado e também abertas ao público interessado em se aprofundar em Teologia de forma on-line. A estrutura da FICV conta com auditórios para eventos, biblioteca com cabines de estudos, salas com equipamentos multimídia e programas de extensão em parceria com as ações sociais da Fundação Cidade Viva, incentivo à pesquisa científica, eventos acadêmicos conta com uma revista acadêmica ‘Summae Sapientiai’ e um quadro de professores com mestrado e doutorado. Mais informações no portal da instituição https://ficv.edu.br/

SERVIÇO:

O quê: 1º Seminário Vocacional do 2º Semestre

Tema: A Igreja é o Israel de Deus? Um panorama das relações judaico-cristãs

Quando: 3; 10; 17 e 24 de setembro

Como se inscrever:
https://www.abre-ai.link/JMFME

Realização:Faculdade Internacional Cidade Viva