Faculdade Cidade Viva abre 2º semestre com Conferência de Diálogos Teológicos

A Faculdade Internacional Cidade Viva (FICV) abre o 2º semestre letivo com a realização da Conferência de Diálogos Teológicos, no período de 16 a 20 de agosto.  A programação, que será híbrida (presencial e on-line), terá como central “Novas teologias, velhas heresias”. As inscrições para a conferência, que são gratuitas, podem ser feitas via link https://abre.ai/c9ugSegundo o coordenador da Faculdade Internacional Cidade Viva, André Fonseca, “Serão debatidos pelos preletores nos cinco dias os desafios teológicos do nosso tempo, refletindo sobre antigas heresias que hoje vestem uma roupagem de novas teologias. Na ocasião, serão abordadas as novas teologias e as velhas heresias, a secularização da educação na perspectiva da formação ou doutrinamento ideológico, a dimensão psicoterapêutica da Bíblia, a secularização da igreja, a relação do Jerusalém e o Vale do Silício e o criacionismo bíblico”.

SEGUNDA SERÁ ABERTURA – A abertura da Conferência de Diálogos Teológicos será, nesta segunda-feira (16), com o tema central “Novas teologias, velhas heresias”. Os professores da Faculdade Cidade Viva, Elton Carvalho e Ricardo Aragão, serão os preletores, a partir das 19h. A palestra abordará o surgimento de heresias como uma consequência da má compreensão da mensagem real do Evangelho, abordando esse fenômeno na história e dissertando sobre como o liberalismo e o pseudo-racionalismo contribuíram para o surgimento de um Evangelho deturpado e alienante, além do discurso da necessidade de atualização das escrituras e do homem como centro teológico das Escrituras serão abordados à luz de uma teologia bíblica.
Na terça-feira (18), também a partir das 19h, a temática da Conferência abordará “Secularização da educação – formação ou doutrinamento ideológico?”, que será ministrada pelos professores Rodrigo Brotto e Leandro Ribeiro. Como a educação é a ferramenta de transmissão de cultura de geração em geração, as palestras têm o objetivo de demonstrar que a educação deve ser formação pactual e não doutrinação estatal.

QUARTA TERÁ COLAÇÃO E SÉRGIO QUEIROZ – Na quarta-feira (19), a terceira noite da Conferência de Diálogos Teológicos, será uma noite especial. Haverá a Colação de Grau dos Formandos Faculdade Internacional Cidade Viva e a palestra do presidente da Fundação Cidade Viva e professor da FICV, Sérgio Queiroz, cujo tema será “A dimensão psicoterapêutica da Bíblia”, a partir das 19h. Na palestra, será abordado o uso das Escrituras na história da igreja como manual de bem-estar para a alma.
Na quinta-feira (19), penúltimo dia da Conferência, dois temas serão abordados. O primeiro é “O que o Vale do Silício tem a ver com Jerusalém?”, com o palestrante Gabriel Medeiros. Ele falará sobre a tecnologia que é um chamado de Deus para a humanidade a fim de gerir a criação com eficiência, evitando o desperdício e a desordem. Após a queda da humanidade narrada em Gênesis 3, além dessas duas preocupações, tivemos de lidar com a idolatria do ser humano. A tecnologia que glorifica a Deus busca redimir a “Imago Dei” com princípios bíblicos e não cai na tentação de explorar e abusar das tendências pecaminosas do ser humano em prol de dinheiro e atenção. Já o pastor e professor da Faculdade Internacional da Cidade Viva, Jorge Noda, encerra a penúltima noite da Conferência com o tema “A secularização da igreja”. Segundo ele, a secularização da igreja é “um processo corrosivo nem sempre percebido, mas que mina sua própria identidade e missão. Quando Deus deixa de ser o centro, e quando a verdadeira espiritualidade deixa de ser vivida, a igreja deixa de ser o corpo vivo de Cristo e torna-se uma instituição meramente humana. É necessário fortalecer a igreja em sua verdadeira identidade, para que ela cumpra o seu verdadeiro propósito”.

CRIACIONISMO ENCERRA CONFERÊNCIA – O encerramento da Conferência de Diálogos Teológicos do 2º semestre de 2021 será sobre “O criacionismo bíblico”, com o mestre Joe Owen (Answers in Genesis). A palestra abordará a verdade bíblica da criação, conforme o relato do Gênesis, contrapondo a perspectiva de uma criação evolutiva e demonstrando as implicações teológicas de tal pensamento.

INSCRIÇÕES AINDA ABERTAS – As inscrições para a Faculdade Internacional Cidade Viva (FICV) estão ainda abertas para o vestibular do segundo semestre, tanto para o Bacharelado em Teologia presencial como em EAD (Ensino a Distância). Neste semestre, a Faculdade oferece ainda uma nova especialização em “Teologia Bíblica e Exegética do Novo Testamento”.
Na modalidade presencial, o Bacharelado em Teologia da Faculdade Internacional Cidade Viva é o primeiro curso de Teologia da Paraíba 100% presencial, autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). O curso, que acontece nas noites de segunda a quinta, tem duração também de três anos. Já na modalidade EAD (Ensino a Distância), os interessados em qualquer cidade do País poderão fazer o curso da Faculdade Internacional Cidade Viva. Autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) desde o ano passado com nota máxima, a graduação em Teologia em EAD tem duração de três anos e conta com polos de apoio em várias capitais do País (João Pessoa, São Paulo, Recife, Natal e Maceió). Mais informações sobre vestibular e especialização no portal https://ficv.edu.br/