Dor na escápula e sua relação com o ombro – por Jerry Boni

Olá!

Você sabia que a dor que você sente na escápula pode ter relação com o ombro?

A escápula é um osso em formato triangular que fica na parte superior das costas. Ele é responsável por estabilizar e auxiliar a movimentação dos ombros. A dor na escapula é muito comum e vai desde dor aguda à ardência, podendo também se espalhar até o ombro e outras regiões.

Uma das principais causas dessas dores é o desequilíbrio da musculatura que compõe a cintura escapular, mas também a má postura pode ser uma causa, pois gera alterações estruturais na coluna, provocando dores nesta região da escápula.

Existem ainda outras causas para a dor na escápula, a exemplo de levantar peso de forma incorreta. Ao erguer objetos muitos pesados ou sem o ouso da técnica adequada, a pessoa pode sobrecarregar os músculos, danificar articulações e até machucar o ombro.

Além disso, a hérnia de disco cervical também pode provocar dor na escápula. Se a hérnia de disco for na coluna cervical inferior, a dor pode irradiar para dentro ou perto da escápula. Apesar de ser mais rara, também pode ocorrer uma hérnia de disco na espinha torácica e provocar dor próxima à escápula.

O uso excessivo da coluna por alguma atividade também pode exigir demais das costas e do ombro e levar a entorses de ligamentos e tensões musculares, causando dor na escápula.

Sabendo disso, portanto, ao sentir dor, fique de olho nos sintomas e renovo a dica de sempre: procure um médico para fazer o diagnóstico correto!

Dr. Jerry Boni – RQE: 5907 / CRM: 8753 

Médico Ortopedista e Traumatologista com treinamentos no Brasil e no Exterior, na área clínica e artroscópica Cirurgica do Ombro e cotovelo.

Contato: (83) 999411630

Atendimentos:
Clinor – unidades do Centro, Bancários e Praia

Site: www.meuortopedista.com.br