Dia D de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado

O dia D da vacinação contra o sarampo acontece neste sábado (19) em toda Paraíba. A campanha começou no dia 7 de outubro e segue até o dia 25. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. O objetivo é vacinar as crianças entre seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

De acordo com a Secretária de Saúde do Estado, o intuito da ação é interromper a circulação viral e controlar a doença na Paraíba. A meta mínima a ser alcançada na campanha corresponde a 95% de cobertura vacinal, de forma homogênea, do público-alvo a ser vacinado. A ação no estado vai contar com mais de mil postos de vacinação e envolvimento de sete mil pessoas.

Todas as unidades de saúde de todos os municípios vão estar abertas o dia todo, das 8h às 17h, segundo a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga, que reforçou que o dia é ideal para avaliar a caderneta das crianças e certificar para que fiquem protegidos.

Este ano, para ampliar a participação do Estado e apoiar os municípios de maneira regional, a Secretaria de Saúde do Estado vai realizar o Dia D em 12 Regiões de Saúde. Os municípios são: Marcação, Bananeiras, Campina Grande, Nova Floresta, São José dos Cordeiros, Patos, São José de Caiana, Belém de Brejo do Cruz, Carrapateira, Sousa, Imaculada e Gurinhém.

O Ministério da Saúde enviará R$ 3,9 milhões para os municípios paraibanos investirem na ampliação da cobertura vacinal contra o sarampo.

 

Fonte: G1 PB

Créditos Foto:  Divulgação/SES