CUIDADOS: dor no braço pode indicar problema na coluna – por Jerry Boni

Estou de volta!

Como já dissemos em outras oportunidades, fatores como sobrecarga, estresse ou mesmo a má postura podem levar a dores no braço. Mas o problema pode estar relacionado a lesões na coluna cervical e, por isso, exige atenção aos sintomas e aos cuidados para evitar que esse quadro piore.

Quando a dor começa na parte de trás do pescoço e pode irradiar para um dos ombros e chegar ao braço, é chamada de Cervicobraquialgia. É quando pode apresentar formigamento e perda de força.

No pescoço, essa dor pode causar certa rigidez. Ela decorre de uma compressão dos nervos localizados na região superior da coluna vertebral, entre as vértebras C1 e C8, responsáveis pela sustentação e movimentos da cabeça e membros superiores.

Vale salientar que, quando nossa coluna sofre lesão, as vértebras e discos podem ser desgastados e ter sua calcificação aumentada. Essa alteração provoca rigidez na estrutura e comprime os nervos do local afetado. Como dito no início, essa compressão pode decorrer de uma série de fatores, como má postura, excesso de carga, estresse, trauma físico, hérnia de disco e doenças degenerativas que comprometem a saúde da coluna.

Como há o risco de formigamento, os sintomas são confundidos com infarto do miocárdio. 

Como se prevenir 

Como já dissemos em outras ocasiões, melhorar a postura é a primeira das opções e, para isso, a coluna deve ficar reta e a cabeça alinhada em todas as tarefas do dia a dia, seja sentado ou em pé. Além disso, há outras ações que podem prevenir o aparecimento das dores e dos problemas, como visitar o médico!

Dr. Jerry Boni – RQE: 5907 / CRM: 8753 

Médico Ortopedista e Traumatologista com treinamentos no Brasil e no Exterior, na área clínica e artroscópica Cirurgica do Ombro e cotovelo.

Contato: (83) 999411630

Atendimentos:
Clinor – unidades do Centro, Bancários e Praia

Site: www.meuortopedista.com.br