A importância da atividade física em época de pandemia – por Jerry Boni

Olá, 

Hoje vamos falar sobre um tema importante em tempos de Covid-19: a atividade física.

Em época de pandemia da Covid-19, a atividade física vem ganhando espaço no dia-dia da população. Além de todos os benefícios que conhecíamos como emagrecimento, ajuda na função cardio-pulmonar, redução do risco de doenças crônicas, também há uma melhora da saúde mental, liberação de análgésicos naturais ( endorfina e dopamina ) e aumento da imunidade.

Qual a importância de uma avaliação médica antes de iniciar uma atividade física?

Em primeiro lugar, devemos procurar ajuda médica, com objetivo de identificar fatores de riscos no âmbito cardio-pulmonar, testes como: ergoespirometria, eletrocardiograma e exames complementares devem ser solicitados para excluir patologias graves que possam colocar em risco a saúde do indivíduo.

Qual a importância de uma avaliação com um fisioterapeuta?

A avaliação fisioterapêutica tem como objetivo realizar uma análise detalhada que engloba aspectos e características particulares do paciente. Tudo baseado em sua anatomia, biomecânica, cinesiologia e fisiologia. O trabalho tem como função reconhecer a etiologia do problema, isto é, a causa biomecânica, se houver, permitindo ao fisioterapeuta direcionar o tratamento de acordo com as necessidades específicas e individuais de cada paciente.

O contexto global de uma avaliação consiste em uma análise objetiva (exame físico) e subjetiva (sintomas e dados relatados) do paciente. A análise destas informações associada à um preciso diagnóstico médico é de extrema importância para o fisioterapeuta, pois permite o início do programa de reabilitação de forma personalizada.

Outros cuidados que devemos ter ao iniciar a pratica de exercícios físicos

Transtorno do sono

Dormi pouco ou mal é extremamente prejudicial a saúde, a falta de sono é um dos principais problemas citados nos pacientes com dor crônica. A relação entre sono e dor é bidirecional, pois a falta de sono gera dor e a dor pode desencadear a insônia. Durante o sono é o momento que o nosso corpo se reequilibra ( hormonal e físico) preparando para o dia seguinte de trabalho. Temos que criar hábitos saudáveis, momentos antes de dormir, fique longe de aparelhos eletroeletrônicos ( celular, computador, notebook etc), deixe as luzes na sua casa de forma que fique aconchegante, coma comidas leves à noite, evite tomar café, coca-cola ou energético. Caso não consiga êxito seguindo essas dicas, procure um médico para direcionar um tratamento específico.

Alimentação saudável

Tomar um bom café da manhã, se alimentar em pequenas porções várias vezes ao dia, dar preferência aos alimentos naturais e ricos em fibras, evitar os alimentos industrializados, reduzir o consumo de café, chocolate, alimentos condimentados, frituras, não pular as principais refeições, ajudará a ter mais energias, qualidade de vida. Beber bastante água durante o dia, manterá o indivíduo bem hidratado, prevenindo caimbras, protege o coração, melhora do funcionamento do intestino, controle da pressão arterial, nesse caso ande sempre com uma garrafinha de água ao lado, no seu ambiente de trabalho e caso não tenha o hábito de beber água várias vezes ao dia, você pode programar o celular de tempos em tempos para não esquecer, o ideal é beber no mínimo 2 litros por dia.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, definimos o termo vida saudável como o bem-estar mental, fisico e social, são diversos benefícios que podemos obter a partir do momento que decidimos mudar alguns hábitos prejudicais a nossa saúde como por exemplo: nos manter dentro do peso, reduzir a quantidade de medicamentos ingeridos, melhorar a disposição para o trabalho, redução nas dores cabeça, enxaqueca, etc. E aí, o que está esperando para começar a melhorar sua qualidade de vida?

Márcio Lopes de Oliveira Quirino / Crefito: 132743-F 

Especialização Traumato Ortopedia
Formação em osteopatia Bélgica
Formação em Mckenzie
Formação em cefaléia e enxaqueca- Espanha

Dr. Jerry Boni – RQE: 5907 / CRM: 8753 

Médico Ortopedista e Traumatologista com treinamentos no Brasil e no Exterior, na área clínica e artroscópica Cirurgica do Ombro e cotovelo.

Contato: (83) 999411630

Atendimentos:
Clinor – unidades do Centro, Bancários e Praia

Site: www.meuortopedista.com.br